Das leituras ao Box

Box Literário

Desde que aprendemos a ler, ouvimos constantemente que a leitura é algo importante para a nossa vida, que o hábito de ler deve estar presente na nossa rotina sempre que possível. Eu cresci acreditando nisso e lendo, quando mais nova (menos compromissos e responsabilidades), lia bastante. Sou da geração que pegou gosto pelos gibis da Turma da Mônica, conheceu universos diferentes com Harry Potter e não demorou muito estava devorando a principal trilogia do J. R. R. Tolkien (sim, O Senhor dos Anéis).

Não sou de releituras, mas confesso que reli O Pequeno Príncipe depois de adulta e fez muito mais sentido (e me fez gostar do livro), do que quando li ainda criança, na época lembro que não gostei nada. Também reli A Volta ao Mundo em 80 Dias, do Júlio Verne, porque eu sabia muito que tinha gostado desse livro, mas não lembrava muito bem da história. Reli e continuo gostando bastante dele, o que me levou a uma lista de obras do Verne e algumas delas já adquiridas e lidas.

É preciso que a leitura seja um ato de amor – Paulo Freire

Por um tempo toda a rotina literária foi dando espaço para tecnologia, troquei os livros pelos jogos eletrônicos, pelo celular, pelas séries. Começou a sair filme de um monte de obra, não tenho tempo para ler, então vou assistir, né? Não é não…

De uns 4 anos para cá a falta de leitura me bateu. Um velho e ótimo hábito começava a me fazer falta e justamente porque a história contada pela tecnologia começou a não ser tão completa como muitas vezes são nos livros. Foi assistindo uma série, descobrindo que ela era baseada em obras literárias, que eu pensei que queria saber mais, que queria mais histórias, que queria voltar a ler! E foi Outlander – A Viajante no Tempo, que me trouxe de volta para as leituras com suas belas 700 e tantas páginas. É isso mesmo, eu estava há anos sem ler e voltei com tudo, mesmo. A propósito, já li os nove livros publicados da saga Outlander e só aí foram mais de 3 mil páginas (obrigada pela incrível jornada, Diana Gabaldon).E assim meu hábito de ler voltou a fazer parte dos meus dias, da minha vida. Aquele tempo que eu não tinha para ler um livro, era desculpa. A gente tem tempo sim de ler pelo menos umas cinco páginas por dia que seja, afinal a gente gasta bem mais que isso nas redes sociais.

Então com essa jornada literária a todo vapor, nasceu também o Box Literário! Gosto de ver leituras e livros sendo indicados e compartilhados por aí e quanto mais, melhor. Quem sabe assim eu te convença a ser um leitor também.

E me diz, qual foi o último livro que você leu?